15 junho 2010

Dia 13-Jun - Interlaken - Passeios

Acordamos com tempo chuvoso. A proposta de subir o Jungfrau .... foi adiada pois não daria para ver nada lá de cima. Ele tem 4158m de altura e fica a 20km de Iseltwald. Então resolvemos ir conhecer a capital Berna (60 km de distancia do hotel).



Berna possui um centro histórico muito bem preservado e fica ao lado do rio Aare, cuja água proveniente do degelo, possui uma cor maravilhosa. Fomos parar no centro, no encontro de duas praças (Barenplatz e Bundeplatz), que estão interligadas.
O centro é tombado pela UNESCO e faz parte do patrimônio histórico da humanidade.
Como já era quase 12hs, esperamos para ver o famoso relógio de 1530 tocar o sino.


O centro todo estava fechado para a realização de uma prova de maratona, com pessoas de todas as idades, além de muitas barracas de comidas e venda de mercadorias esportivas.


Por todo centro da cidade podemos encontrar diversas esculturas e figuras de ursos. Nas fontes é possivel tomar água bem gelada (potável). Uma delas é a do Klindlifresser, que para nós é o Ogro (devorador de crianças).



Como voltamos cedo de Berna, com a melhora do tempo, resolvemos visitar Murren. Ela possui 2 telefericos e um funiculaire. A cidade fica numa garganta formada por dois paredões de rochas, de onde podem ser avisatadas grandes quedas dágua, formando cachoeiras a mais de 200 metros de altura, cuja agua vaporiza formando nuvens antes de chegar ao chão.






Depois fomos a uma gruta chamada Trummelbach-Falls. Trata-se de uma cachoeira de agua glacial dos montes Eiger, Monch e Jungfrau, que fica no meio da montanha de rochosa, onde subimos através de um tunel e um elevador. A vazão é absurda (20 mil litros por segundo, de água proveniente do derretimento de glaciares).




Depois de andar até o final da estrada que termina na Vila Gimmelwald e voltamos para o hotel.

Dia 12-Jun - Iseltwalt - Interlaken

Depois de vários dias andando somente em grandes cidades, em Interlaken pudemos descansar e relaxar. Saimos do Strand Hotel, e fomos até Briens conhecer um pouco da história da Suiça.
Briens fica no outro lado do lago, quase em frente ao nosso Hotel. Fomos ao Ballenberg Suiss_Open_Air Museum (Uma grande fazenda onde foram transportadas inumeras residências de diferentes épocas e regiões da Suiça, retratando de maneira real, o cotidiano das famílias a centenas de anos atrás, até a nossa década.


Recebemos um mapa para percorrer o museu andando a pé, num percurso de cerca de 3 a 4 horas, entrando nas moradias mais interessantes apenas. Conhecemos casas de queijo, fazendas, farmacia, barbearia, cabelereiro, e por último uma chocolateria.



Assim que saimos do museu, passamos pelo centro da pequena Brienz. Caminhamos pela rua principal, pela estação ferroviaria, e o porto onde param embarcações que percorrem todas as vilas do lago.


No final do dia, fomos conhecer um pouco do centro de Interlaken. Muitos turistas no centro comercial, onde conhecemos muitas lojas para turistas ... onde existem lojas de relogios de todas as marcas mais caras e famosas (Aproveitei para comprar um bem baratinho - JR).